Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Como podem ver acima o assunto do post hoje é sobre a minha experiência no 10º ano. Penso que este post pode ser útil para todas as meninas que vão agora iniciar o secundário e estão nervosas, têm algumas dúvidas e querem saber a experiência de alguém que já passou pelo 1ºano do secundário. 
 Muitas meninas como eu que fizeram algum ano do 3ºciclo numa escola secundária, já sabem como é estar numa escola rodeada de alunos do secundário e mais velhos.
Para as meninas que vão agora para uma escola secundária, não é um bicho de sete cabeças! Muitos dos alunos que lá estão são do 7º,8º e 9º ano a que já estiveram habituadas e os alunos de 10º,11º e 12º, poucos mais velhos que vocês são. Vão sentir que estão numa escola mais madura e sentirão pressão para também amadurecer, o que vos faz bem, e o facto de estarem rodeadas de pessoas mais velhas dá-vos ainda mais maturidade para quererem comportar-se como elas. Para terminar o assunto da ''nova escola'', no primeiro dia pensam ''oh meu deus como é que vou encontrar as salas'' pois em questões de dimensão a escola é muito maior, o número de salas também, de resto o buffet, cantina, biblioteca, não pensem que é como nos filmes, é basicamente como a vossa anterior.
 Em relação a fazer amigos lembrem-se que eles também estão no 1ºano do secundário e estão tão nervosos quanto vocês e como no 10º ano é um ano de ''separações da turma'' devido as cursos escolhidos aproveitem que estão numa turma totalmente ou quase nova para conhecer os novos colegas e fazer novas amizades, garanto-vos que em relação a fazer amizades não se têm de preocupar!
Eu frequento o curso de Línguas e Humanidades, e quem quer que vá para esse curso ou para qualquer outro mentalizem-se que o secundário não é pêra doce! Não senti grande diferença do ensino básico quanto á maneira que os professores dão a matéria e explicam-na, porque na verdades eles continuam a dar-vos a ''papinha toda'', se tiverem sorte os professores continuarão a dar-vos objetivos para o teste, revisões e muitos, muitos power points. 
No que realmente senti uma grande diferença é na quantidade de matéria e por vezes na rapidez. Se no 9ºano davam uma matéria durante uma semana, agora vocês dão um assunto durante duas aulas (ás vezes nem isso) e fica arrumado para partirem para outra matéria  e depois quando chegam á altura do teste olham para trás e vêm a quantidade de matéria que realmente deram. Outra coisa, os testes agora podem ser do mesmo tamanho ou mais curtos mas o raciocínio e a escrita necessária faram com que demorem o dobro ou triplo do tempo e após os 90 minutos, o que está, está, o que não está, estivesse feito. Isso sim senti uma grande diferença porque fazia sempre os testes em menos de uma hora e agora os 90 minutos é muito pouco tempo. 
Depois, Apresentações Orais pelo menos no meu curso vocês vão fazê-las mais vezes do que podem imaginar, eu tive de apresentar cerca de 15 apresentações por período e não são aquela meia dúzia de power points com textos e imagens e já está. As apresentações valem mesmo muito para a vossa nota, e uma apresentação é avaliada em 10 parâmetros diferentes, têm de começar a ser bastante cuidadosas e o texto muito bem construído. Com as apresentações, seguem-se os relatórios e as questões de aula.
Uma coisa têm de prestar muita atenção é o tempo, porque numa altura parece estar tudo controlado e a correr bem e noutra estão com 4 testes, 3 apresentações, 2 relatórios e tudo na mesma semana por issoapontem tudo muito bem num calendário e organizem-se para que nessas semanas esteja tudo estudado, tudo preparado e feito. 
Se tiverem atividades curriculares, namorado, torna-se ainda mais dificil, por isso organizem-se sempre muito bem. Se um professor marca uma apresentação daqui a 15 dias preparem-se desde o 1ºdia para começar a trabalhar nela e em relação aos testes tirem sempre tempo para fazer o resumo da matéria que deram nesse dia para quando chegar a altura do teste, uma semana antes já tenham os resumos todos prontos a estudar.
 
Agora quanto ao que eu gostaria que me tivessem alertado no inicio do 10ºano e que eu quero que dêem muita importância é o seguinte: educação física já não conta para a média por isso não estejam horas a estudar essa disciplina (porque há professores que fazem testes escritos) a ocuparem tempo de disciplinas que realmente vos vale imenso, mas atenção não é por causa disso que devem desvalorizar a disciplina, tentem sempre dar o vosso melhor, quem sabe a opinião do vosso professor de e.f. ajuda para vos subir um valor de uma disciplina quando o professor dessa mesma está em dúvida.
 Depois, o nosso fabuloso Ministro da Educação o ano passado implantou novas leis, sabem qual é a melhor? Os exames que vão fazer no 12º ano contêm a matéria de 10º, 11º, 12º ou seja se a matéria de História ou Português já era muita no 12º ano, agora imaginem com a matérias de mais dois anos. O meu conselho, não deitem nada fora,  todos os resumos, fichas e apontamentos que fizerem, guardem num dossier para depois quando no 12ºano estiverem a estudar para essa disciplina terem todos os recursos possíveis. 
 Por último e acho que isso é o mais importante alertar é que agora vocês não se esforçam para tirar boas notas e orgulhar os pais, mas sim para terem uma boa média e entrar na universidade, agora vocês estudam para terem um bom futuro, meia dúzia de faltas, uma negativa ou umas notas ''razoáveis'', podem determinar o vosso futuro. Vou exemplificar, imaginem que a vossa média do 10º ano é 13, nada mau, e que depois no 11º ano sobem para 15, também é bom. Mas para o curso que vocês querem na faculdade é necessária média de 16,5, ou vocês no 12ºano tiram a tudo 20 ou bye bye curso que queriam, entendem? A partir de agora não podem pensar que tirar um 15 é razoável, antes de 20 têm de ser sempre para melhorar.
 O que me aconteceu é que no 10ºano, pensei ''oh não é mau'', ''podia ter sido pior'' ou ''é razoável'' e acabei o ano com uma média de 14,6 penso eu. E agora para poder ter uma média de 16 mais ao menos, é necessário ter uma média de 17 nos meus próximos anos. Dêem sempre tudo por tudo, sempre o máximo, mesmo que isso exija noitadas de estudo (muitas vezes acabava por me deitar as 4h da manhã pela quantidade de coisas a fazer e a má organização e garanto que não andava durante o dia a ''tocar viola de papo para o ar''.
Sei que me alonguei um bocadinho, mas espero que tenha ajudado todas as meninas que vão agora para o 10º ano, e se leram tudo até aqui, tenho a certeza que não vão receber nenhuma ''surpresa'' e que estão mais preparadas para o secundário.
Atenção, todo este post foi escrito segundo a minha experiência e nunca se esqueçam que cada caso  é um caso não é porque aconteceu a mim que vai acontecer a vós, e vice-versa. Bem, as meninas que ja passaram pelo 10ºano concordam comigo ou acham que me esqueci de alguma coisa? Espero que tenham gostado e beijinhos!

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

Nina a 07.09.2013

Eu concordo contigo em tudo. Menos em e.f. pqe na minha altura ainda contava para a media :p
Imagem de perfil

Ana Rita a 29.09.2013

Adorava que ainda contasse para a média!

Comentar post




Mensagens